Seguidores e Amigos!

sábado, outubro 12, 2019

CONSCIÊNCIA

Inconscientemente consciente,
Pela imensa saudade amordaçada
A minha vida é esta, está assente,
Em quase nada!

Um caminho recheado de tão pouco,
Do pouco que me resta até ao fim
Triste rio-me de nada como um louco,
E vivo assim!

Divido-me entre o ontem e o hoje,
Não tenho pressa que chegue o amanhã,
O tempo que há-de vir ainda vem longe,
Ou será já?

Inconscientemente consciente,
Tenho medo do que pode chegar,
Vou-me limitando a seguir em frene.
Se o tempo não parar.

Sinto os meus passos inseguros,
Ainda faço pequenas reconquistas,
Vou ao pomar colher frutos maduros.
E novas pistas.

Se a vida tem passado e tem futuro,
Que obriga a pensar no que se sente
Limito-me a pisar este chão duro.
Enquanto estiver presente.

Feliz fim de semana!💙
🌹🌸💐🌷🥀🍀🍂🍁🌿🌼🌾

9 comentários:

  1. Olá, querida Josélia!

    Mto grata pelas palavras deixadas no meu blogue. Desabafe, sempre que necessário, pois não me maça nada.

    Este poema está mto bem feito e até nos mostra o campo da Filosofia. Inconsciente consciente ou consciente inconsciente são coisas diferentes e no seu caso é uma "inconsciência" mto consciente.

    Sabe o chão que pisa, sabe estar e ser e sabe respeitar, só não sabe como será o dia de amanhã, mas isso ninguém sabe.
    A insegurança de k fala no poema, é perfeitamente natural. Toda a gente é um pouco insegura, aliás é humano ser-se assim. Toda a gente é insegura, uns mais, outros menos, mas não há ninguém 100% seguro.

    Amiga, o ontem é passado, que por vezes está mto presente, eu acho k sei, mas é passado e o tempo encarrega-se de amenizar as situações penosas. O presente é o tempo, que estamos vivendo e que tem momentos maus e momentos bons, mas vida é assim. O futuro, ninguém o conhece, e nem devemos pensar nele. Vivamos UM DIA DE CADA VEZ.

    Continue a pisar este chão, que, por vezes, é difícil e duro, com a dignidade que faz parte da sua pessoa e do seu temperamento.

    Um beijinho e uma rosa branca para colocar na jarrinha da sala de estar.

    ResponderEliminar
  2. E já que estamos a falar de rosas (eu sei que gosta imenso de rosas, tal como eu, acrescento), para a lateral direita do seu blogue e estamos no mês de outubro, a que os brasileiros chamam o mês rosa, o outubro rosa (novembro será o mês azul - doenças masculinas, sobretudo da próstata), dedicado a todas as mulheres que tiveram ou têm cancro da e na mama, que são coisas diferentes. Infelizmente há muitas, mas tb muitas se consideram curadas e fazem uma vida totalmente normal.

    Com o avanço da medicina, sobretudo na área da oncologia, mtas mais se curarão.

    Uma rosa cor-de-rosa para todas elas.

    um grande abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Olá, minha amiga!

    Espero que o seu domingo tenha sido sereno e razoavelmente feliz.

    Eu ontem e hoje, estive fazendo limpeza à casa, mas o tempo esteve péssimo e também passando a ferro. Adoro lida doméstica, ou é não fosse eu alentejana.

    Tenho estado na net aos bocadinhos, mas o virtual não se pode colocar à frente do real.

    Vou tratar de arranjar as minhas coisas para amanhã, roupas, dossiers, etc. para a escola, pke assim já fico com tudo adiantado e depois vou dormir.

    Desejo-lhe uma boa semana e que o tempo melhore. Caramba! Detesto o outono, pois não é carne, nem peixe -rs.

    ResponderEliminar
  4. O mundo presente é o que sente e vive querida amiga poetisa.
    Poetizar em reflexões sobe o passar dos tempos e nossos sonhos.
    Bela inspiração Josélia, que pode parecer saudosista, mas que
    ao longo da poesia, mostra uma bela consciência do tempo e da vida.
    E belamente decide catar frutos maduros para se deliciar.
    Isto é muito lindo Josélia.
    Aplausos amiga.
    Beijo e feliz semana.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite de Domingo, querida amiga Joselia!
    Que poesia mais consciente!
    O que vale e consciente ou inconscientemente amar sem parar.
    O que ha de vir, a Deus cabera!
    Sua veia poetica e bela, minha amlga.
    Seja muito feliz e abencoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, Josélia!
    Consciência, pois está aqui assuntos que também gosto de escrever, tudo que é real, não necessariamente pessoal, mas assuntos e problemas do nosso cotidiano, de nossas vidas, do ser humano em geral.
    Gostei muito!
    Uma ótima semana pra você, com muitas ideias e alegrias.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, minha amiga Josélia!

    Espero que esteja serena e razoavelmente feliz. Por aqui, tudo satisfatório, excetuando o tempo. Vá lá, esta tarde tem estado sol, mas já está frio. Ainda espero o verão de S. Martinho para durante uns dias usar roupa e calçado mais leve.

    Ontem, deixei um comentário aqui, mas pode não ter ficado registado. Dizia eu nele que, diariamente, a Josélia, escolhe uma citação e escreve-a aqui. Ontem, era sobre o preconceito, hoje sobre a importância do bom senso k pode ser mto maior numa única pessoa do que em montes delas. Concordo, plenamente!

    Desejo-lhe um resto de feliz tarde, sem cinzento no olhar.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Um poema soberbo que gostei de ler amiga Josélia, uma inspiração e profundo pensar.

    Boa noie de paz querida.
    Bjss

    ResponderEliminar
  9. Só existe o agora...
    Portanto, há que agarrá-lo.
    Tinha lido mas não comentado este poema, que é muito bom.
    Beijo, querida amiga Josélia.

    ResponderEliminar

Este cantinho foi criado especificamente
como refugio do dia a dia tantas vezes
vivido com a dor que nunca sairá do meu
coração. Só aqui eu consigo reviver tudo
o que perdi.
Obrigado a todos que fazem o favor de me
visitar. Obrigada pelas vossas palavras que
tanto bem me fazem. Um Abraço de carinho.
💖💖💙